quinta-feira, 18 de agosto de 2011

História do Voluntariado



Contar uma história é um exercício de auto-avaliação. Aquilo que um dia era apenas um ENSAIO, abril de 2009, hoje constitui-se uma gratificante experiência. RECONHECIMENTO e REPLICAÇÃO são palavras a serem conjugadas no plural dos conceitos de responsabilidade pessoal e social. Uma escola, uma comunidade de educadores, pais cuidadores e adolescentes engajados, integram o conjunto de uma escola oitentista para falar, através do seu Núcleo de Cidadania e Voluntariado, de uma mística, espiritualidade e pedagogia franciscana bernardina.


A noite do dia 3 de dezembro de 2010 marcou para nós da Escola Menino Deus um momento gratificante de reconhecimento público. Um projeto novo de protagonismo juvenil chegava ao segundo lugar no Prêmio SINEPE DE RESPONSABILIDADE SOCIAL na categoria dimensão comunitária. A esse resultado se somaria em 27 de abril de 2011, o primeiro lugar como escola de ensino fundamental no Prêmio Construindo a Nação do Instituto Cidadania do Brasil em parceria com a FIERGS. Houve ainda o Selo Escola Solidária de 2009 do Instituto Faça Parte de São Paulo e o terceiro lugar nacional, num universo de 560 escolas de sete estados brasileiros, do Prêmio Escola Voluntária da Bandeirantes em parceria com a Fundação Itaú Social e o Prêmio Parceiros Voluntários, categoria escola de Porto Alegre, entregue em março de 2011.

Quando a ESCOLA MENINO DEUS celebra seus 80 anos de vida, assume na atualidade, a tarefa de agradecer esses reconhecimentos e a missão de replicar todas as bênçãos de um projeto que contaremos a seguir.

DADOS DO PROJETO

2.1- Nome do Projeto – Núcleo de Cidadania e Voluntariado da Escola Menino Deus – uma ferramenta de educação para a paz
Praça Menino Deus 77. Aqui se localiza nossa escola celebrando seus oitenta anos. A Escola Menino Deus, Franciscana Bernardina ,foi criada em 1931 no bairro Menino Deus. Tem se constituído uma presença educadora muito forte em seu contexto.Atualmente conta com 383 alunos. Destes, 34 jovens integram o projeto que será aqui relatado. Dirigido pela Professora Cláudia Renata Costa. No ano de 2009 em Seminário de Estudos com seus professores foi
elaborado seu Planejamento Estratégico , cuja primeira etapa se encerrará em 2012. A educação para a cidadania via programa de voluntariado integra uma das diretrizes desse Planejamento. Surge o Núcleo de Cidadania e Voluntariado da Escola Menino Deus, objeto desse relato. Optamos por nossa indicação no critério comunitário por julgarmos que ele responde e desafia a continuidade de nosso trabalho.

2.2 – Duração do Projeto
Início – como Núcleo de Cidadania e Voluntariado da Escola Menino Deus, objeto central desse relato, teve início em abril de 2009, cujo relato , história e suas intersecções será relatado ao longo da construção desse case. O projeto do Núcleo encontra-se em plena fase de desenvolvimento, já em suas novas fases de elaboração e envolvimento de toda a comunidade escolar da Escola Menino Deus. Os anexos da história construída a partir de 2009 servirá como fontes de legitimação desse prazeroso relatório.

2.3 – A natureza do projeto foi sendo construído buscando atender as características de nossa comunidade discente. Nesse aspecto as quintas e sextas séries tiveram como natureza de ação o foco do meio ambiente através da elaboração do Jornal Ecológico construído por TODOS os alunos envolvidos e através da criação de um marcador de livros com mensagens de formação para uma cidadania planetária. O material referente a essa ação desenvolvida encontra-se à disposição nos anexos. Vital destacar aqui a forma cooperativa como a ação foi construída até chegarmos ao produto final- JORNAL ECOLÓGICO e MARCADOR DE LIVROS. A própria Gincana, evento tradicional da escola, seguiu essa linha de construção pedagógica. Esse material acabou sendo postado no PORTAL de Cidadania do Sindicato das Escolas Particulares do Rio Grande do Sul, material também apresentado em anexo. Uma das tarefas da GINCANA que chamamos ECOGINCANA foi coletar livros de literatura infantil que acabaram por beneficiar a Biblioteca da Creche São Francisco, constituindo um belo acervo para as crianças com quem nossos jovens voluntários trabalharam em 2009. Estávamos começando nossa história.

Uma segunda dimensão da natureza do ação do Núcleo foi o pleno engajamento nosso no projeto da Fundação Thiago de Moraes Gonzaga, Ong gaúcha conhecida no Brasil todo por seu incansável trabalho na redução de acidentes de trânsito entre jovens. O foco da dimensão de uma cultura a favor da vida conduziu nossos jovens voluntários a participarem dos projetos sérios como ESCOLA URGENTE e FÓRUM VIDA URGENTE, ambos apresentados em anexos. Além disso participamos diretamente no DIA DA SOLIDIARIEDADE, ação de
cidadania gaúcha desenvolvida no terceiro fim de semana de maio no Parque da Redenção, tradicional local de encontro da comunidade portoalegrense. A ênfase das ações da VIDA URGENTE visavam mobilizar a comunidade gaúcha sobre a relevância do cuidado com a vida no uso da direção. As imagens e os materiais de divulgação desse trabalho estão descritos nos anexos. Todos nós sabemos que cidadania juvenil carrega consigo uma mídia cidadã. Em se tratando de uma galera tão jovem, mais expressiva fica a ação. O ano de 2011, além de sedimentar nosso engajamento por inteiro na Vida Urgente, trouxe nossa mobilização na chamada Década pela Segurança no Trânsito, projeto da ONU, do qual a Escola Menino Deus é parceira e engajada através de seus jovens voluntários e, na versão 2011, já contando com ex-alunos, todos oriundos da experiência construída a partir de 2009. Esse material encontra-se à disposição nos anexos desse case.

O terceiro aspecto dessa natureza e que se insere no objetivo de inserção comunitária é nosso trabalho de voluntariado sistemático e semanal junto ao Amparo Imaculada Coração de Maria, a Escola Infantil Sagrada Família, ao Educandário São João Batista e ao Asilo da SPAAN , atuando junto a uma velhice abandonada. Essa busca de mútuo aprendizado tem sido responsável direto pelo índice de fidelização, uma dos tantos critérios que norteiam a avaliação de nosso projeto. Um índice de 97% de fidelização em junho de 2011, confirma , por si só, que é possível acreditar numa adolescência que apenas está iniciando a conjugar o verbo adolescer. O Planejamento Estratégico da Escola define como um dos indicadores a participação de pelo menos 24 alunos de escola junto ao Núcleo de Cidadania e Voluntariado. Os dados falam:
2009 - 30 alunos - 100% de fidelização
2010 - 34 alunos- 83% de fidelização
2011 - 34 alunos- 97% de fidelização, junho de 2011

2.4- BENEFICIADOS DIRETOS E INDIRETOS PELA AÇÃO, projetos desenvolvidos em 2011

-População envolvida diretamente na ação DÉCADA PELA SEGURANÇA NO TRÂNSITO- 1500 motoristas abordados. Esse projeto envolveu nossa escola da REDE FRANSCISCANA BERNARDINA, Colégio Maria Imaculada.
Alunos engajados nessa ação direta – 34

População atingida no FÓRUM VIDA URGENTE de 2009 – 592 jovens
Alunos engajados nessa ação integrantes do Conselho da Juventude representando o MENINO DEUS ; 08Aqui se trata se um grupo EXCLUSIVO a fazer voluntariado nessa causa específica. A característica do Projeto exige que o grupo seja representativo.
O SÉTIMO FÓRUM VIDA URGENTE aconteceu no LA SALLE SÃO JOÃO, reunindo 425 alunos de 32 escolas da grande Porto Alegre. Era o dia 26 de agosto . Vem aí o OTAVO FÓRUM VIDA URGENTE, material em anexo, trazendo novidades importantes como o apoio da Secretaria Municipal da Juventude de Porto Alegre e o ingresso de uma rede que encorpou o Conselho da Juventude, órgão gestor e organizador de um projeto que visa, capacitar para multiplicar. “ LIBERDAE X MATURIDADE- Que jovem é esse? “, eis o tema do projeto de 2011, em fase adiantada de construção. A data dessa festa da cidadania juvenil será no dia 26 de outubro no LA SALLE DORES.

População beneficiada junto ao ASILO DA SPANN – 143 idosos de 68 a 103 anos
Alunos engajados nessa ação :
2009- 30
2010 – 34
2011 - 34
Fica evidenciado nesse início de relato que a sinergia entre a ação pontual- caso das campanhas – com a ação sistemática acabam construindo uma sinergia que valoriza cada pequeno gesto de uma escola voltada para a construção de uma educação para a paz de uma forma ativa, afetiva e efetiva.

OS DADOS REFERENTES AQUI RELATADOS SE SOMAM AO TRABALHO de 2009 e 2010 construídos ao longo dessa história. Dados novos que reforçam as parcerias já construídas; as mantidas e as novas buscas para atender e qualificar a cidadania de nosso jovens e sua inserção comunitária.
Como o trabalho é desenvolvido sob a forma de Núcleo como atividade extraclasse, os alunos envolvidos aqui correspondem aos mesmos nas ações descritas abaixo.

Centro Comunitário Sagrada Família – 189 crianças
Amparo Imaculada Coração de Maria – 97 crianças
Educandário São João Batista – 135 crianças e adolescentes
Muito especial nossa Festa de Páscoa, matéria produzida pela TV Record de Porto Alegre.
Asilo da SPAAN – 143 idosos
Um grande presente foi a montagem do case feito pela BAND paulista por ocasião da final do Prêmio Escola Voluntária e o Cidadão Legal da BAND gaúcha com a maios jovem protagonista do programa, materiais em anexo.

2.5- Histórico do surgimento do PROJETO da criação do Núcleo de Cidadania e Voluntariado da Escola Menino Deus
A construção do Planejamento Estratégico da escola até 2012 ensejou e normatizou DIRETIRZES centrais para tornar a Escola Menino Deus um espaço de produção de conhecimento em sintonia com os conceitos pedagógicos da modernidade bem como seu envolvimento em maior grau com a comunidade do bairro Menino Deus, tradicional recanto de moradia na cidade de Porto Alegre.
Uma das Diretrizes definia a criação de um projeto de estímulo ao voluntariado juvenil. Os grandes desafios que a cultura da violência coloca para nós, educadores de todos os matizes, fez surgir e reforçou a tese de que , investir em cultura de vida, é o melhor antídoto contra o bullying e todas as suas diversas formas de apresentação.
A criação do Núcleo de Cidadania e Voluntariado da Escola Menino Deus em abril de 2009 revelou uma adolescência cidadã , amadurecida para uma ação sistemática de protagonismo juvenil. O índice final de 90% de fidelização( dezembro de 2009), confirma a convicção de que vale a pena acreditar no potencial de uma meninada que vive a jogar bolas quicando, desejosa de viver uma vida com significado. O ano de 2009 foi um marco no nascimento do Núcleo. Aquilo que poderia ser apenas um ensaio de cidadania, hoje é uma gratificante realidade. Aberto em 2009 apenas para nossos alunos de Sétimas e Oitavas Séries, o Núcleo acolheu em 2010 seus alunos da Sexta Série. Que resposta alunos de 10 e 11 anos poderiam dar diante da exigência da sistematização semanal do trabalho voluntário? Mais uma vez eles nos surpreendem. No momento em que esse case está sendo escrito os dados revelam que nossos alunos de SEXTAS SÉRIES , em especial, fidelizam em 97% de engajamento. Além dessas considerações estatísticas, 35% da matrícula real dos alunos definidos como idade para integram o Núcleo de Voluntariado e Cidadania da Escola Menino Deus( alunos de Sextas, Sétimas e Oitava Séries).
A dinamicidade do surgimento do Núcleo de Cidadania e Voluntariado da Escola Menino Deus, tornou esse trabalho numa fonte de integração de cidadania com outras forças educadoras na cidade de Porto Alegre, fato que será relatado na sequência. Um movimento de voluntariado desejado por sua comunidade escolar a estar conectado com outras vivências de protagonismo. Os anexos revelam essa busca de parceria necessária para a compreensão de conceitos como o de
inserção comunitária e o cuidado da vida em suas mais diversas manifestações. Gradativamente o projeto de voluntariado foi penetrando em salas de aula e as salas de aula contribuindo para seu amadurecimento. Falamos aqui do engajamento do corpo de educadores como uma fonte de educação para a paz. Esse case tomou a liberdade de anexar estratégias de educação para a paz construídas em sala de aula que acabam reforçando e qualificando a escolha dos alunos da Escola Menino Deus, integrantes do Núcleo de Cidadania e Voluntariado.

2.6- Parcerias firmadas para viabilização do Projeto
É preciso considerar aqui dois níveis de parceria. Aquelas que abriram o horizonte para uma inserção comunitária para além da escola e do bairro e as que permitiram a construção dos objetivos centrais do Núcleo de Cidadania e Voluntariado da Escola Menino Deus. Comentemos um pouco o significado dessas parcerias.
Um primeiro horizonte chamou-se Parceiros Voluntários. Com uma história de vida prestada a comunidade gaúcha, a ação de trabalho com jovens foi assumida por nossa comunidade. Quando falarmos , daqui há pouco , sobre objetivos gerais e específicos expressões como inserção comunitária ficará mais profundo nesse horizonte. O Núcleo de Cidadania e Voluntariado de nossa escola foi construindo uma linha de ação que contemplou, desde sua criação, a firmeza da ação semanal e sistemática com o encontro de ações pontuais que, por si só, reforçam os conceitos de responsabilidade pessoal. Nossa presença junto ao projeto Tribos nas Trilhas da Cidadania abriu uma perspectiva para alunos que não estavam engajados no conceito de ação semanal. As lições do Jornal Ecológico , do marcador de livros, da ação do MC DIA FELIZ sinalizam o ingresso de uma meninada que , hoje em 2011, assume suas tarefas semanalmente. Esse material encontra-se em anexos, produção construída pela qualidade dos educadores da Escola Menino Deus com seus alunos. O Prêmio PARCEIROS VOLUNTÁRIOS, CATEGORIA ESCOLA em Porto Alegre 2011, reforça esse reconhecimento a se somar aos demais descritos no início desse case.

A segunda e significativa parceria foi com a ONG Fundação Thiago de Moraes Gonzaga articuladora da Ação VIDA URGENTE. O cuidado com a vida nos conduziu ao nosso engajamento num tema tão delicado como seja a guerra do trânsito a vitimar milhares de jovens. Apesar da pouca idade de nossos jovens voluntários, conseguimos participar em três grandes momentos da vida da Fundação. O Projeto Escola Urgente, material em anexo, construiu um belo aprendizado que foi o de conscientizar motoristas do bairro onde fica nossa escola. Com a
campanha afirmando” Como vocês está dirigindo? Pergunte ao seu filho. Ele aprende com o que vê.” Nosso Núcleo integrou-se a um projeto que mobilizou centenas de estudantes em solo gaúcho. Marcamos presença também no DIA DA SOLIDARIEDADE no Parque da Redenção com uma campanha de conscientização construída pelo Núcleo, material em anexo. Nesse dia, professores e Direção da Escola estiveram conosco. Foi um momento de muita emoção e cidadania. Gente muito jovem falando de uma questão que a todos deve envolver.
Foi, porém. no ingresso no Conselho da Juventude do Fórum Vida Urgente que assumimos a marca do Núcleo: uma ação continuada através do engajamento efetivo de jovens do Núcleo a integrar um projeto que chega em sua Sétima edição. Momento forte para fortalecer laços de equipe, companheirismo e vivência dos temas propostos. Em 2009 transitando pela juventude voluntária e em 2010 com o inquietante tema da JUVENTUDE e a MÍDIA. Já estamos , porém, na fase da construção do OITAVO FÓRUM VIDA URGENTE. Apaixona, além disso, esse sonho da Década pela Segurança no Trânsito, uma das grandes bandeiras de uma escola a celebrar seus 80 anos nas trilhas da educação para a paz, materiais em anexo.
Somos parceiros dessa bela iniciativa da Fundação desde 2009, uma história rica de contágio comunitário e engajamento cívico. Como já dissemos, estamos na fase, com muita alegria, em ver nossos jovens ex-alunos militando em projeto de tamanho alcance social. Aliás, por ocasião da semana da entrega do Prêmio Escola Voluntária em São Paulo de 18 a 23 de novembro de 2010, foi gratificante a liderança exercida por essa gurizada show de bola, material também em anexo.
Reafirmando essas parcerias em três níveis:
PARCEIROS ONGS
Parceiros Voluntários
Fundação Thiago de Moraes Gonzaga

PARCEIROS SOCIAIS
Amparo Imaculada Coração de Maria
Educandário São João Batista
Centro Comunitário Sagrada Família
Asilo da SPANN
Conselho da Juventude
Vida Urgente

PARCEIROS CONSELHO DA JUVENTUDE da Fundação Thiago Gonzaga
Escola Menino Deus
Colégio Maria Imaculada de Porto Alegre
Colégio La Salle São João de Porto Alegre
Colégio La Salle Dores de Porto Alegre- sede do Oitavo Fórum Vida Urgente
Colégio La Salle de Canoas
Colégio Unificado Centro de Porto Alegre
Colégios Leonardo da Vinci ALFA e BETA
Colégio Santa Inês
Colégio Bom Conselho
Instituto da Educação
ACM
Colégio Paula Soares
Voluntários da Fundação
Colégio Bom Conselho de Porto Alegre
Unidade da Parceiros de Sapucaia do Sul

Essa juventude dessa Rede de Escolas faz com que nossos jovens voluntário vivenciem, na prática, noções claras de AÇÃO em REDE. O Fórum Vida Urgente, ver documentos em anexo, é uma das grandes referências na formação do princípio que norteia a ação da Fundação – CAPACITAR para MULTIPLICAR. As noções aprendidas no Conselho acabam sendo transferidas para o conjunto das ações semanal

2.7- Importância da participação desses parceiros na construção do Núcleo de Cidadania e Voluntariado da Escola Menino Deus
1- atuar num projeto de grande alcance comunitário a nível local e gaúcho com as ONGS parceiras
2- aprender com essas metodologias ativas conceitos como o de responsabilidade social e pessoal
3- ser acolhido e valorizado como juventude cidadã em cada uma das obras sociais onde atuamos desde 2009.
4- construir efetivamente, a partir dessas parcerias, projeto que foi desenvolvido nas suas mais diversas etapas ,a ser delineado a seguir.
5- contribuir como Núcleo para qualificar as relações internas na escola buscando formas de relações saudáveis e solidárias, uma cultura antibullying
6- a certeza de que as parcerias criaram vínculos fortes comunitários com outros estudantes, caso concreto do Fórum das Tribos e do Fórum Vida Urgente, ver anexos
7- a permanente possibilidade da construção de novidades em cidadania bem como momentos ricos de avaliação para crescimento de nosso Núcleo de Cidadania e Voluntariado, caso específico da ação junto ao Educandário São João Batista
8- um aprendizado efetivo semanal em como acolher as diferenças com públicos estrategicamente escolhidos: crianças e idosos. Por mais que escrevamos sobre isso, as palavras não conseguirão transmitir. Os anexos falam dessa emoção renovada semanalmente.
9- Finalmente, nosso engajamento num projeto de voluntariado organizado a nos convidar para atuarmos de uma forma sistêmica e , cooperativa e recíproca. A história da construção do Núcleo, em todos os seus detalhes, tem procurado construir esse primado da organização, reflexo dos objetivos a serem construídos em toda a caminhada. Embora não seja a meta, agradecemos os reconhecimentos públicos recebidos e o compromisso em replicar todo esse aprendizado de cidadania semanal.

2-8- Professor responsável pelo projeto Carlos Alberto Barcellos canb@cpovo.net

DIAGNÓSTICO E METODOLOGIA UTILIZADA

3.1- Procedimentos utilizados para a implantação do Núcleo de Cidadania e Voluntariado da Escola a Menino Deus
Construído o processo de estudo e implantação do Planejamento Estratégico, a Escola Menino Deus buscou dar visibilidade a diretriz número cinco que norteava para a construção de um projeto ativo de cidadania juvenil. O planejamento estratégico de 2009 a 2012 encontra-se por completo em anexo. Acreditava a escola que a viabilização de inserção comunitária de seus alunos de uma forma sistemática, contribuiria para a construção de uma comunidade escolar conectada com seu bairro. Essa noção de aproximação comunitária tornou a escola um centro de vivência de voluntariado juvenil organizado. As parcerias com as ONGS Parceiros Voluntários e a Fundação Thiago Gonzaga, localizada no bairro Menino Deus, fortaleceram essa política cidadã. Hoje, passado dois anos e meio, a Escola Menino Deus integra duas ricas experiências gaúchas; a ação Tribos nas Trilhas da Cidadania e o Conselho da Juventude do Fórum Vida Urgente. Integra não apenas como ocasional participante, mas como um ativo construtor desses projetos. Há aqui um diferencial muito sintomático nos jovens do Núcleo: são estudantes do Ensino Fundamental a conviver com jovens de Ensino Médio e Universitário. Quem os vê reunidos, percebe uma sinergia muito rica que somente uma causa como a do voluntariado juvenil conseguiria agregar. Novamente, por mais que escrevamos, as palavras não conseguem dimensionar a conquista desse aprendizado construído em tão pouco tempo. Um capítulo nessa história deveria ser escrito para descrever a forma cativante com que os pais e professores da Escola Menino Deus, apóiam seu Núcleo de Cidadania e Voluntariado. A ESCOLA vive em
2011 uma experiência rica que é trazer o conjunto das disciplinas que compõe a base curricular para o centro educativo de um projeto que de múltiplas maneiras, trabalha na educação para paz. Palavras como cultura antibullying estão inseridas no fazer pedagógico da Escola Menino Deus. O conjunto dessas ações reforça a atuação do Núcleo de Cidadania e Voluntariado da Escola Menino Deus em seu terceiro ano de vida. Afinal, falar da vida é algo estimulante. Como aprendemos em nosso trabalho na Fundação Thiago Gonzaga – VIDA É TUDO!
Outro aspecto importante dessa base filosófica-pedagógica é o fato de mantermos uma sistemática posição de permanente aprendente. Em 2010, um dos estudos mais significativos que a escola fez foi o tocante aos chamados jogos cooperativos para fortalecer os laços de cooperação e relações saudáveis. A disciplina de Educação Física desenvolve em quadra esses valores, quebrando os vínculos de um esporte competitivo para uma relação de respeito e acolhida a todos os alunos, mesmo aqueles que não possuem “ talento “ para a prática desse ou daquele esporte. O laboratório de informática desenvolve de uma forma sistemática ferramentas de compreensão sobre o que seja o bullying e como perceber a relevância de acolher e perceber crianças e adolescentes agressores e agredidos.
Isso tudo acaba virando um imaginário formativo quando lidamos com crianças e idosos de outras realidades nas ações semanais de atuação do Núcleo de Cidadania e Voluntariado da Escola menino Deus. ISSSO REPLICA FORA DA ESCOLA E VOLTA COMO FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO PARA A PAZ.

3.2- Diagnóstico da situação trabalhada
Os estudos feitos para a construção do Planejamento Estratégico de 2009 a 2012 permitiram que a escola percebesse a realidade educacional real da ideal. Ao nortear suas políticas e diretrizes em seu Planejamento, percebeu a necessidade imperiosa de construir vínculos mais fortes com a comunidade escolar interna e a vivência de laços comunitários com o bairro Menino Deus onde se situa a escola. Os anexos jornalísticos acabam por revelar o ganho de uma escola disposta a cumprir as diretrizes norteadoras de seu Planejamento. A cidadania faz parte desse processo. Educar para a paz num viés franciscano bernardino, conduziu seus alunos para um projeto que foi construído de uma forma envolvente com sua comunidade escolar. Isso implicou na definição do papel do Núcleo de Cidadania tanto num plano teórico quando prático. Hoje, junho de 2011, não temos mais dúvida do ganho social para toda a escola. Realçamos, mais uma vez, o olhar dos pais cujos filhos são ativos voluntários. Um olhar de incentivo e alegria no pertencimento a uma causa que reforça, na prática, conceitos fortes de responsabilidade pessoal, social e da prática de uma cultura da paz. Os índices de fidelização comprovados em 2009 , 2010
e 2011atestam a convicção de que desejávamos mais do que uma ação pontual. Há uma juventude carente de modelos e de uma prática que sustente a construção do projeto de vida que vivem. O NÚCLEO DE CIDADANIA E VOLUNTARIADO, constitui-se- verbo no presente de uma forma intencional, uma resposta gratificante. Tomamos a liberdade de anexarmos a forma de como se dá o controle do acompanhamento de nossos jovens voluntários. Além disso, há no final do ano, um cerimonial de certificação da participação nas atividades. Todos os alunos envolvidos recebem seu certificado onde fica atestado o total de horas trabalhada ao longo do ano.

3.3- Objetivos Gerais e Específicos
GERAL , uma MISSÃO
Constituir-se como Núcleo de Cidadania e Voluntariado como fonte de construção de um projeto de estímulo ao protagonismo juvenil, fundamentado na mística e espiritualidade franciscana bernardina de educação para paz, através de um projeto que cultive a ação de voluntariado de uma forma sistemática, ativa, efetiva e afetiva.

ESPECÍFICOS
Desenvolver a semanalmente ações que estimulem a diversidade da ação de voluntariado juvenil, promova a inserção comunitária e formas de inclusão social.
Construir parceiros consistentes como as ONGS Parceiros Voluntários e Fundação Thiago de Moraes Gonzaga que, por sua metodologia e visibilidade, contribuam para qualificar a ação sistemática dos jovens alunos do Núcleo de Cidadania e Voluntariado da Escola Menino Deus.
Assumir integralmente a Diretriz número cinco do Planejamento Estratégico que diz respeito a formação de um projeto de cidadania juvenil que respeite as características etárias e estimule conceitos de uma atuação sistemática de valorização da vida.
Construir parceiros sociais que acolham a possibilidade do desenvolvimento de ações cidadãs casos do Centro Comunitário Sagrada Família, Amparo Imaculada Coração de Maria, Educandário São João Batista, Conselho da Juventude, Vida Urgente e Asilo da SPANN, garantindo a chamada diversidade da ação voluntária.
Sensibilizar TODA a comunidade de alunos em idade de ingressar no Núcleo, garantindo amplo conhecimento do significado do projeto.
Planejar, organizar, acompanhar e avaliar de uma forma sistemática a construção de todo projeto desde suas implantação.
Divulgar nos mais diversos meios de comunicação a experiência do Núcleo, documentada nos anexos.
Utilizar as múltiplas formas de ações pontuais descritas nesse case, como forma de qualificar a própria ação sistemática e semanal do projeto, aspectos já descritos nesse case. Ações como a ESCOLA URGENTE, O mc dia feliz, O Fórum Vida Urgente, algumas das ações pontuais a reforçar nosso projeto.
Envolver pais e professores, de maneiras diferentes, ao longo do projeto.
Engajar, a partir de 2010, na ação de cidadania semanal, alunos das Sextas Séries, cuja decisão se confirmou desde abril.
Realizar em 2011, projeto de laboratório de cidadania, coordenados pelos alunos voluntários da OITAVA SÉRIE, ação com a QUINTA SÉRIE, material em anexo.

3.4- Planos de Ação
Dito isso, passamos a descrever como foi e é construído o projeto de trabalho do Núcleo de Cidadania e Voluntariado da Escola Menino Deus

Sensibilização
A Escola Menino Deus estava diante de uma novidade e um grande desafio. Era preciso criar a mística do significado do que é trabalho voluntário não pontual e sistemático.
Criou-se, então um projeto que foi denominado jornadas de Sensibilização. Um dos anexos apresenta essa experiência. Era preciso falar de uma forma didática e lúdica conceitos de responsabilidade social e pessoal, conceito de ONGS, níveis de exigência e protagonismo juvenil. Todas as salas de aula envolvidas na criação no Núcleo vivenciaram essa Jornada. Conversaram, viram dvds com exemplos de jovens da mesma idade, clips das ONGS Parceiros Voluntários e Fundação Thiago de Moraes Gonzaga. Ainda nessa fase criou-se uma lista de alunos interessados em se engajar.
Enquanto isso era,m criadas as parcerias sociais VITAIS para a atuação semanal desses jovens . Fundamental ressaltar aqui a acolhida das instituições, compreendendo-se como espaços fomentadores de experiência juvenil. Estava criado o clima para darmos o início do Núcleo de Cidadania e Voluntariado da Escola Menino Deus.
Prosseguiu essa etapa com a apresentação do trabalho para os professores da escola e para os pais. Os pais ainda assinaram documento de autorização de trabalho voluntário, material em anexo.
Foi perceptível uma saudável e gratificante da comunidade escolar da Escola Menino Deus. Nascia oficialmente o Núcleo de Cidadania e Voluntariado da Escola menino Deus.

PLANEJAMENTO
De uma maneira geral, o processo de PLANEJAMENTO, desde a criação do Núcleo de Cidadania e Voluntariado em abril de 2009, tem seguido uma lógica estratégica na sua formatação. Buscando ser coerente com a causa franciscana bernardina, com os mandatos das ONGS parceiras e pela construção dos conceitos de responsabilidade social pessoal e comunitária.
FEVEREIRO
Contato com as obras sociais, formatação e compromisso dos mesmos ideais e construção de novos parceiros para atender o desejo do “ queremos mais “ de nossos alunos voluntários. Aqui nasceu as novas parcerias já descritas nesse relato.

MARÇO
- Mês reservado para a sensibilização coletiva de toda a comunidade escolar.
-Tempo para depoimentos dos colegas antigos para os futuros jovens voluntários.
-Organização dos grupos de voluntariado por área de interesse e pesquisa grupal sobre as características do público a ser trabalhado.
- Planejamento da tipologia da ação: hora do conto, recreação, oficinas de língua, teatro, dança... Essa diversidade da ação semanal tem garantido vitalidade e criatividade no trabalho desses jovens.
-Curso de sensibilização de como agir com a criança e adolescente com múltiplas deficiências.
-Organização interna com os jovens do projeto Tribos nas Trilhas da Cidadania
. Escolha dos alunos que representarão o Núcleo junto ao Conselho da Juventude da Fundação Thiago Gonzaga.
- Reunião com pais para definir metas e trabalhos para o ano em curso.
- Início dos trabalhos com conhecimento das diversas realidades

ABRIL A NOVEMBRO
- ações sistemáticas e semanais nos diversos ambientes definidos pelo Núcleo de Cidadania e Voluntariado da Escola Menino Deus. Em outubro , engajamento da festa das crianças e em novembro preparação de nossa Ação Natal.
- acompanhamento, valorização, estímulo e avaliação dos grupos de trabalho, tanto pelas instituições quanto pela coordenação do Núcleo.
- divulgação do trabalho do Núcleo nos veículos de comunicação. Um dos anexos apresentará uma de nossas alunas no quadro Cidadão Legal da Rede Bandeirantes, a mais jovem “ cidadã legal” da história do programa.

DEZEMBRO
- cerimônias festivas da Ação Natal e da certificação de voluntariado entregue em solenidade especial para pais e comunidade.

3.5- Operacionalização do projeto
Embora já descrito esse aspecto no tópico anterior, vale a pena ressaltar um aspecto importante desse planejamento. A Escola Menino Deus disponibiliza para seus jovens voluntários um professor com a responsabilidade de ser o responsável pelo acompanhamento de toda a construção do Núcleo de Cidadania e Voluntariado. Isso garante qualidade na formação, organização, planejamento, organização e acompanhamento de todo o projeto de trabalho.
Outro aspecto desse processo diz respeito as condições oferecidas aos nossos jovens voluntários que vão desde o custeio do transporte, bem como de recursos necessários para o trabalho como o uso de Xerox e recursos de mídia. Essa ação de formiguinha semanal encontra também no conjunto dos educadores da escola um forte componente de estímulo. Apóiam de todas as maneiras. Quando a trilha de educação para paz foi definida como projeto junto a Parceiros Voluntários, o conjunto das disciplinas da escola deram início a vários projetos de trabalho para reforçar e dar legitimidade a ação do Núcleo. O contrário também é verdade. A prática de sala de aula acaba por reforçar elementos de cultura da paz como os desenvolvidos pelas disciplinas de Filosofia, Artes e Informática da escola. O tema do bullying faz parte do trabalho. A ação antibullying engaja toda a comunidade. Todos acabam incorporando esse espírito de uma educação para paz que seja recíproca. A escola ainda possui dois outros projetos fortes de formação. O Conselho de Representantes de Turma – CRT – e o Grupo de Jovens constituem forças vivas na escola. Isso daria, com certeza, um outro case. Vários líderes de sala de aula e do grupo de jovens integram o Núcleo de Cidadania e Voluntariado. A bagagem de formação oferecida é intensa e vivida no seu cotidiano.
É visível a alegria pelo pátio da escola quando chega a hora de sair para a ação de voluntariado. É notório a sensação de uma cidadania ativa cada vez que atuamos nos ambientes. Gratificante é constatar o alto índice de fidelização ao projeto. Estamos falando de adolescentes numa faixa etária de 11 a 14 anos. As lições dos adolescentes das Sextas Séries legitimam essa afirmativa. Quem os vê trabalhando, imagina que são voluntários há muito tempo. Uma simplicidade no jeito de agir, marca de uma educação franciscana bernardina. Caminhamos novamente para concluirmos mais um ano com um índice de fidelização marcante. Um fato importante aqui é a premiação de 4000,00( quatro mil reais) recebida em São Paulo por ocasião da final do Prêmio Escola Voluntária. Essa premiação, sem dúvida, qualificou o projeto como um
todo. A premiação em si nos remete para uma prestação de contas junto a Fundação Itaú Social, parceira nacional de estímulo no tocante ao conceito de voluntariado educativo.
3.6- Divulgação e engajamento da comunidade atendida
A escolha dos parceiros foi criteriosa. Desejávamos pessoas e instituições que acreditassem na força de adolescentes fazerem uma experiência real e ativa de cidadania. Em março de 2009 isso era apenas um ensaio. Hoje , quando esse projeto está sendo contado, estamos diante de um ato concreto que nos permite contar com gratidão todo o bem feito até aqui. UM DOS MOMENTOS MAIS RICOS vividos em 2010, material em anexo, foi termos participado do casamento do SEU ADÃO com 73 anos e DONA SANTA com 80 anos, ambos moradores da SPANN. Foi um momento de muito crescimento para nossos jovens voluntários. Essa descoberta de laços afetivos ao alcance de nossos conceitos de voluntariado. Lições de vida vividas todas as semanas.
Um dos DVDs apresentados como anexos mostra a conexão entre o Núcleo e os nossos parceiros sociais em todos os segmentos. São cinco minutos de uma história que revela, desde a sensibilização inicial descrita há pouco, até a passagem pelos diversos segmentos da construção do trabalho. Um exercício de criação construído pelo Setor de Informática da escola. Nesse sentido também é gratificante acentuar o carinho com que os jovens voluntários fazem questão de resgatar sua própria história de voluntariado, bem como a construção do próprio Núcleo.
Uma palavra muito especial sobre a forma como os nossos parceiros sociais encaram a ação de cidadania do Núcleo de Cidadania e Voluntariado da Escola Menino Deus. Para receber juventude e, em especial, adolescentes, é preciso ter um acreditar na força de uma idade que precisa ter seu projeto de vida conectado com os demais. Aliás, essa premissa, reforça todo o projeto pedagógico do Menino Deus como um espaço de cultivo de cultura antibullying.
Uma palavra rica de gratidão aos educadores das instituições que nos recebem pela delicadeza e seriedade com que acompanham nossos jovens voluntários.
Tudo isso vai garantindo a qualidade de um voluntariado que cresce na exigência e no compromisso pela opção feita. Mais uma vez, por mais que escrevamos, as palavras não conseguem dimensionar a profundidade do trabalho.

Enfim, os anexos revelarão a força dessa relação saudável entre beneficiados e jovens, igualmente beneficiados. Lá na Parceiros se costuma dizer que “ quando abraçamos uma causa, ela nos abraça. Na Fundação a afirmativa é “ vida é tudo ! “.

4.1- Identifique os indicadores de avaliação utilizados
- um processo de mobilização geral no início do ano para a população estudantil em idade para atender os objetivos do Núcleo de Cidadania e Voluntariado
- levantamento e inscrição para o Núcleo mediante circular informativa para os pais e respectiva adesão dos alunos
- planejamento, organização, acompanhamento e avaliação sistemática dos alunos envolvidos no Núcleo de Cidadania e Voluntariado
- Considerando a participação nos projetos ligados as ações comunitárias vinculadas a ONG PARCEIROS VOLUNTÁRIOS : 100% em 2009, 87% em 2010 e 97% até junho de 2011.
- Considerando alunos engajados no Conselho da Juventude da Fundação Thiago de Moraes Gonzaga em 2011 – 100% de fidelização
- Considerando o atual estágio do Núcleo, os índices seguem acompanhando os dados de 2009. Chegaremos mais uma vez com quase a totalidade de fidelização. Consideramos, nesse contexto, a resposta expressiva dos nosso alunos de Sextas Séries, uma faixa etária entre 11 e 12 anos, beirando os 100% de fidelização.
- os dados aqui apresentados são acompanhados rigorosamente pela Coordenação do Núcleo e pelas Coordenações das obras sociais que nos recebem.
- o Planejamento Estratégico definiu que pelo menos 24 alunos, devem participar da diretriz número cinco- a que define o conceito de voluntariado juvenil. Nesses índices não está definido o conjunto de alunos engajados em ações PONTUAIS pautadas no relato desse case. O número seria, caso considerássemos esses dados, bem mais expressivos.
Dados de 2009- 30 alunos
Dados de 2010 – 34 alunos
Dados em 2011 – 34 alunos

4.2- Uma análise crítica dos resultados
Antes de 2009- um sonho desejado, nascido de um Planejamento Estratégico que definiu a construção de um projeto de cidadania juvenil.

Abril de 2009- nascia um ensaio de um projeto. Qual o nível de resposta da comunidade DISCENTE para o mesmo ?

Junho de 2010 – os dados, a história desse case confirmam com alegria a passagem de uma etapa de ENSAIO para uma EXPERIÊNCIA. A Escola Menino Deus, prestes a completar seus 80 anos, tem uma história singular para contar. Um projeto sistemático com adolescentes REAFIRMA como
ato educativo a permanente possibilidade em educar para a cidadania como ferramenta de uma pedagogia antibullying e pacifista. Hoje, há uma história para contar e louvamos a Deus por isso.

4.3- Sobre contribuições mais importantes nessa experiência
Sem que esteja na ordem de importância
- ONGS sérias acreditando nesse projeto adolescente-cidadão
- pais desses jovens abraçando a causa dos filhos com alegria e estímulo
- professores vibrando como se fossem eles os voluntários
- obras sociais nos recebendo com alegria e ENERGIA
- auto-estima dos alunos do MENINO DEUS acrescida dos valores da generosidade, altruísmo e solidariedade
- partilha de vivências, em especial, nos Fóruns das Tribos e Vida Urgente
- aprendizado ATIVO de como se trabalha em REDE através do Conselho da Juventude
- compreensão de que NOSSO PROJETO era muito maior do que uma simples ação de sala de aula ou pontual. Uma campanha, por mais significativa que possa ser, não supera a escolha INTENCIONAL pela cidadania semanal, sistemática, ativa, efetiva e afetiva.

4.4- Sobre o envio do projeto enviado a organismos públicos e com que objetivo
O Núcleo de Cidadania e Voluntariado da Escola Menino Deus passa em 2009 por sua primeira avaliação expressiva. O Selo Escola Solidaria do Instituto Faça Parte de São Paulo foi nosso primeiro cartão oficial de uma cidadania voluntária organizada. A entrega do Selo feito em Porto Alegre, conforme anexos, apresenta nosso projeto num plano mais audacioso do que o bairro Menino Deus.
A gravação do primeiro Cidadão Legal da escola traz a mídia televisa para esse reconhecimento. A voluntária mais jovem do Cidadão Legal pertence ao Núcleo de Cidadania e Voluntariado. O programa foi ao ar no dia em que o CIDADÃO LEGAL completava seus dez anos de serviço prestados ao povo gaúcho pela Rede Bandeirantes de Televisão. Vieram como bênçãos:
- o terceiro lugar nacional no Prêmio Escola Voluntária da Band
Aqui com uma premiação em dinheiro( 4.000,00) oferecido pela organização do Prêmio que nos garantiu cobrir, por exemplo, todo o custo do transporte de nossos alunos voluntários em 2011.
- o segundo lugar no Prêmio SINEPE de Responsabilidade Social
- o primeiro lugar no Prêmio Construindo a Nação
- o Prêmio Parceiros Voluntários Porto Alegre como escola
Fora isso, os anexos revelarão as múltiplas ferramentas utilizadas para dar a conhecer nosso projeto de trabalho. Nossa conexão
com as ONGS parceiras, com organismos sérios como o SINEPE- RS, outros veículos de comunicação como o grupo RBS, jornal FOLHA DO BAIRRO, ajudaram a construir uma notícia saudável: o Núcleo de Cidadania e Voluntariado da Escola Menino Deus, chegou para escrever uma história de educação franciscana bernardina, dita na palavra de São Francisco de Assis: “ AGORA FAÇAM VOCÊS. “

4.5- Sobre a continuidade desse projeto
- ele prossegue com força e fidelidade
- engajou alunos da SEXTA SÉRIE ao conceito de voluntariado organizado
- desenvolveu laboratório com alunos das quintas séries, futuros integrantes do Núcleo em 2012
- segue com seus parceiros e com seu nível de exigência buscando atingir os níveis de fidelização construídos até aqui

Análise documental
Os documentos apresentados em anexo apresentam:
- ficha de acompanhamento semanal de voluntariado
- termo de autorização dos pais para voluntariado
- modelo de certificação de voluntariado entregue em dezembro
- clipagem de revistas e jornais
- clipagem de mídia televisiva
- fotos do conjunto das ações de nosso trabalho
- planejamento estratégico- cópia


Parabenizamos aos organizadores desse reconhecimento público, pela oportunidade em contarmos uma história de adolescentes vivendo cidadania como gente grande. Que o mesmo possa ser multiplicado para outros lugares. Quando tanto se fala em bullying, desejamos falar em paz. Quando tanto se fala em vazio existencial de nossa juventude, desejamos apresentar uma possível resposta. Uma resposta ativa, afetiva e efetiva, calcada nos princípios da mística, espiritualidade e pedagogia franciscana bernardina... Recebam nosso abraco de muita paz e muito bem.
                           Claudia Costa - Diretora


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